Histórico do espetáculo:

A preparação do espetáculo iniciou-se em outubro de 2013, com leituras e discussões em torno do teatro negro. A leitura do texto "Matando um neguinho" do sociólogo Rodrigo Ednílson, serve como mote para a montagem, o texto conta como foi a trajetória de auto-conhecimento e de busca pela identidade do autor desde a sua infância até a morte do "neguinho", que tanto no texto quanto no espetáculo é colocado como o negro que não se reconhece como tal e por isso é atormentado pelo racismo. Sendo que a única forma de se libertar é lutando, se conhecendo e assim matar o "neguinho" para renascer em outra vida em que o sujeito não é mais passivo ao processo.

Em janeiro de 2014 participamos da oficina de teatro negro oferecida pelo Professor Dr. Marcus Alexandre da UFMG. Participamos também do “encontro das crespas” no parque municipal, onde houveram trocas com dezenas de jovens negros. A partir daí iniciamos os ensaios e a experimentação com a intervenção artística no bairro Serrano onde se localiza a sede da ZAP 18.




O espetáculo “Memórias Póstumas de um Neguinho” estreou no dia 23 de Abril na Mostra Benjamim de Oliveira. 
E participou da Mostra Não vai ter Copa – Não Estamos no FIT da ZAP 18.